Flamenco e Sapateado

 

Iniciou sua formação na área da dança no ano de 1991 na Academia Garima Augusta (Ribeirão Preto/SP) nos cursos de Ballet Clássico, Moderno, Jazz e Sapateado.

Em 1996 torna-se professora e coreógrafa no curso de Sapateado e inicia seus cursos na dança Flamenca, quando em 1999 torna-se professora no curso de Flamenco.

Participou como integrante na Companhia de Dança de Ribeirão Preto no ano de 1998, na modalidade Ballet Clássico e Moderno.

Por um ano, em 2001, assumiu a direção da escola de dança Ballet Expressart, onde fez diversos trabalhos coreográficos.

Integrou o quadro de professores no Colégio Vita Et Pax, de 1997 a 2010,  fazendo um trabalho com crianças de 3 a 14 anos com as danças Ballet Clássico e Sapateado.

As premiações sempre estiveram presentes ao longo dos anos que concorreu, tanto como bailarina, quanto como coreógrafa, entre eles, os festivais competitivos de dança que participou foram: Festival de Dança de Joinville, Passo de Arte, Dança Ribeirão, Promodança, Festival do Triângulo Mineiro, Enda, Mapeamento Cultural, Ginastrada, entre outros.

________Experiências Profissionais________

Na Dança Flamenco

Formou em junho de 2000 a Companhia Alma Gitana, onde desde então, é Diretora e Coreógrafa. Idealizou a Companhia com o objetivo de buscar o aperfeiçoamento da cultura espanhola e a difusão da Dança Flamenca. Através de suas apresentações, a Companhia leva ao espectador a história da dança flamenca, do povo “gitano”, e da Espanha.

De 2000 até 2010 produziu seis Espetáculos e com o show “Sensaciones” (2002) fez mais de 30 apresentações em Ribeirão Preto e Região, alcançando recordes de público e recebendo excelentes críticas.

Em julho de 2004 e janeiro de 2006, promoveu dois Workshops Internacionais de Flamenco em Ribeirão Preto, com a maestrina Natália Meiriño, conceituada bailarina e professora de flamenco na Espanha, com a participação do músico Gabriel Simões. Neste mesmo ano, ofereceu o curso “Ritmo e Estrutura de Baile” com o renomado guitarrista e músico Tito Gonzáles. Com esta atitude pioneira, colocou Ribeirão Preto no circuito flamenco Brasil.

Fez apresentações com seus shows nos SESCs de Ribeirão Preto, Piracicaba, Uberaba e São Carlos. Participou vários anos do evento Pândegos, realizado no Centro Cultural Capela – USP/RP e em 2009 participou das atividades comemorativas de 75 anos da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto.

Também em 2009, com o Espetáculo “Segmentos de um Corpo”, a Companhia foi convidada como participação especial da 12ª edição da Mostra Competitiva “Dança Ribeirão”.

Já participou do conceituado evento de Dança Flamenca em São José dos Campos.

Ministrou workshops nos SESCs de Ribeirão Preto, São Carlos, Piracicaba e Uberaba. Também realizou cursos trimestrais no SESC de Ribeirão Preto.

Em 2011 com o show “5 Elementos”, participou da Virada Cultural Paulista.

Participou do evento promovido em Florianópolis para todos os atuantes da dança flamenca – Jueves Flamenco.

Em 2012, com a parceria da bailaora Marilyn Mafra, formaram a Cia de dança Flamenca “Almaire”. Neste mesmo ano, dirigiram e coreografaram o primeiro espetáculo da Cia, “Essência”, estreado no Teatro Álvaro de Carvalho em setembro.

Em janeiro de 2013, promoveu um curso de castanholas em Florianópolis para alunas de flamenco.